quarta-feira, 23 de maio de 2012

Fondue Neuchâteloise

O fondue Neuchâteloise é o fondue de queijo mais conhecido. Tem sua origem na Suiça, mais precisamente na cidade de La Chaux-de-Fonds, no distrito de  Neuchâtel. Diz-se que foi introduzida nos lares suiços por soldados que consumiam a iguaria como ração de campanha (coitados, não?).
A receita se internacionalizou na década de 50, quando o chef Conrad Egli do restaurante Chelet Suísse, de Nova York, passou a servi-la.
Como estamos chegando no inverno e o friozinho já está batendo à nossa porta, achei bem válido postar esta receita aqui.
Esta receita foi dada a meu pai por um suiço legítimo e as substituições abrasileiradas foram indicadas por ele mesmo, como por exemplo a utilização do queijo reino (o original pede emental, porém, o nosso emental não é de qualidade muito boa) e cognac no lugar do kirschwasser.

Ingredientes: 
para 6 pessoas normais, ou 4 ogros:

400g de queijo gruyère ralado
600g de queijo reino ralado
250ml (talvez um pouco mais) de vinho riesling
1 dente de alho
1 pitada de pimenta do reino moída
2 pitadas de noz moscada ralada na hora
2 colheres de amido de milho

Modo de preparo:
Descasque o dente de alho e esfregue-o com força no fundo e nas laterais da panela.
Ponha a panela no fogo baixo e acrescente os queijos e o cognac, despejando em seguida um pouco de vinho. Mexa constantemente para derreter o queijo, acrescentando aos poucos o vinho.
Quando houver sobrado 1/4 do vinho, acrescente as duas colheres de amido, dissolvendo bem e adicione aos poucos ao fondue. Tempere com a pimenta e a noz moscada, coloque sobre a espiriteira e sirva com pão italiano. Verifique sempre a consistência do fondue e controle, adicionando vinho e misturando bem para que ele não engrosse demais.
Pronto! Agora você não precisa mais comprar aqueles fondues de caixinha horríveis, que tem mais requeijão do que queijo na composição. Bon appétit!

2 comentários:

  1. Olá, vim agradecer a visita e aproveito para dizer que gostei muito do fondue neuchateloise, não conhecia, faço sempre com a mistura de emmental e gruyère, vou anotar aqui para uma próxima.
    Seja sempre bem vindo no Na Biroskinha!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir